DATAS COMEMORATIVAS
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 10:23 0 comentários
Marcadores: DatasComemorativas
DATAS COMEMORATIVAS
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 10:09 0 comentários
Marcadores: DatasComemorativas
DATAS COMEMORATIVAS
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 10:03 0 comentários
Marcadores: DatasComemorativas
DATAS COMEMORATIVAS
7 de setembro
Independência do Brasil
Em São Paulo
Estátua de dom Pedro 1º no centro do Rio |
Um mês depois, mais precisamente em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de dom Pedro 1º.
Resumidamente, a conquista da independência do nosso país poderia ser contada dessa forma, mas a história não é tão simples assim. Começa realmente com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil (1808) e só termina em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira.
Os motivos da separação
Entre os séculos 18 e 19, cresceram no Brasil as pressões externas e internas contra o monopólio comercial português e a cobrança de altos impostos numa época de livre comércio.
Diversas revoltas - a exemplo da Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e aRevolta Pernambucana de 1817 -, aliadas à Revolução Francesa e àindependência dos Estados Unidos, provocaram o enfraquecimento do colonialismo e reforçaram o liberalismo comercial no Brasil. Em 1808, com a abertura dos portos, o Brasil passou a ter mais liberdade econômica e, com sua elevação à categoria de Reino Unido, deixou de ser, formalmente, uma colônia.
Em 1820, a burguesia portuguesa tentou resgatar sua supremacia comercial, promovendo a Revolução Liberal do Porto. No ano seguinte, o parlamento português obrigou dom João 6º a jurar lealdade à Constituição e a voltar para Portugal. Seu filho dom Pedro foi deixado no Brasil, na condição de príncipe regente, para conduzir uma eventual a separação política.
O rompimento
As pressões contra o controle de portugal cresceram na colônia, e a metrópole passou a exigir a volta de dom Pedro. O príncipe deu sua resposta a Portugal no dia 9 de janeiro de 1822 (Dia do Fico), com a célebre frase "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico".
Iniciou-se um esforço político por parte dos ministros e conselheiros de dom Pedro, pela permanência dos vínculos com Portugal, mantendo um pouco de autonomia para o Brasil. Queriam uma independência sem traumas, mas as críticas ao colonialismo ficaram insustentáveis. Dom Pedro, então, se viu pressionado a oficializar o rompimento.
Foi assim que, em 3 de junho de 1822, dom Pedro convocou a primeira Assembléia Constituinte brasileira. Em 1º de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto às Nações Amigas, justificando o rompimento com as cortes de Lisboa e garantindo a independência do país, como reino irmão de Portugal.
Em represália, os portugueses anularam a convocação da Assembléia Constituinte brasileira, enviaram tropas à colônia e exigiram o retorno imediato do príncipe regente a Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, durante uma visita a São Paulo, nas proximidades do rio Ipiranga, dom Pedro recebeu uma carta com as exigências das cortes e reagiu proclamando a independência do Brasil. Bahia, Maranhão e Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em meados do ano seguinte, depois de muitos conflitos entre a população e os soldados portugueses.
No início de 1823, houve eleições para a Assembléia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do império brasileiro, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembléia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Estado e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824.
Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por dom João 6º.
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 09:56 0 comentários
Marcadores: DatasComemorativas
Dia do Soldado - 25 de Agosto.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
No próximo dia 25 celebra-se o Dia do Soldado. A data é uma homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803.
Quem quiser aproveitar a data em sala de aula, segue logo abaixo 28 atividades para o Ensino Fundamental:
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 06:24 0 comentários
Marcadores: DatasComemorativas
Dia do Soldado.
25 DE AGOSTO
DIA DO SOLDADO
O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já é capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador. Milonga para um soldado/O jogo da vida O hei sonhado nesta casa, entre paredes e portas, Deus permite que os homens sonhem coisas que são certas. O hei sonhado mar afora, em umas ilhas glaciárias, que não digam os demais o túmulo e os hospitais. Uma de tantas províncias, do interior foi sua terra, não convém que se saiba que morre gente na guerra. O sacaram do quartel, Puseram-lhe nas mãos as armas e o mandaram a morrer com seus irmãos. Ouviu as balas arengas dos vãos generais, viu o que nunca havia visto, a neve e as areias. Ouviu vivas, e ouviu morras ouviu o clamor da gente, ele só queria saber se era ou não era valente. O soube naquele momento em que lhe entrava a ferida, se disse não teve medo, quando o deixou a vida. Sua morte foi uma secreta vitória ninguém se admire que me dê inveja e pena o destino daquele homem. Ouviu as balas arengas dos vãos generais, viu o que nunca havia visto, a neve e as areias. Ouviu vivas, e ouviu morras ouviu o clamor da gente, ele só queria saber se era ou não era valente. O soube naquele momento em que lhe entrava a ferida, se disse não teve medo, quando o deixou a vida. Autor: Jorge Luis Borges |
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 05:35 0 comentários
Marcadores: DatasComemorativas
Arte em Sucata
sábado, 20 de agosto de 2011
Postado por Socorro Pereira Rodrigues às 01:13 0 comentários
Marcadores: artes
PENSAMENTOS DE ADRIANA FERREIRA
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
" SÓ CONSEGUIMOS ALCANÇAR OS SONHOS, QUANDO NÃO TEMOS MAIS MEDO DA REALIDADE."
Adriana Ferreira
" TEM TRÊS COISAS QUE FAZ UMA PESSOA DE SUCESSO:
-ORAÇÃO
-ESTUDO
-TRABALHO
TEM COMO ERRAR!!!!!
Adriana Ferreira
" É A EXPERIENCIA QUE TRANSFORMA VIDAS"...
Adriana Ferreira
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 21:57 0 comentários
Marcadores: Frases
Plano de aula de Ciências: Cuidando do próprio corpo
Cuidando do próprio corpo
- Reconhecer-se como agente responsável pelo próprio bem-estar.
Conteúdo
- Hábitos saudáveis.
Anos 3º ao 5º.
Tempo estimado Duas aulas.
Material necessário Cronômetro ou relógio, lápis ou caneta e folha de papel.
Flexibilização Para trabalhar com um aluno com deficiência visual (baixa visão), amplie o objetivo desta sequência para que ele perceba que, de acordo com as características físicas de cada pessoa, com suas condições de saúde e com o local onde ela vive, é necessário adotar diferentes hábitos.
Na primeira etapa, amplie a conversa: automóveis de marcas ou modelos diferentes e submetidos a variadas condições de uso exigem diferentes cuidados. Adapte a forma de registro para o aluno com deficiência, utilizando aquela com a qual ele está mais habituado ou demonstra mais habilidade em outras situações (o uso de computador com visualização ampliada é uma possibilidade). Preveja um tempo maior para o seu registro - ele pode iniciar ou terminar a tarefa em casa.
Na segunda etapa, reserve um espaço plano e seguro para que o aluno com deficiência possa realizar a atividade. Oriente sua atuação de modo que ele faça dupla com um colega de porte físico semelhante, que seja capaz de conduzi-lo e no qual ele confie. Mostre-lhe o trajeto da corrida antecipadamente. Você deve orientá-los a correr de mãos dadas.
Desenvolvimento 1ª etapa Dê início ao trabalho conversando com os alunos sobre a importância da saúde para o bom funcionamento do corpo. Você pode fazer uma analogia entre o corpo humano e um carro. Para que o automóvel funcione direito, é preciso que todas as suas peças estejam funcionando adequadamente também. Portanto, manutenção é fundamental. Tomados os devidos cuidados, o carro estará sempre em bom estado e o risco de problemas mecânicos será reduzido. Diga aos estudantes que com o nosso corpo é a mesma coisa, pois ele nada mais é que uma "máquina biológica". Para funcionar como se espera, suas peças (os órgãos e os sistemas que o compõem) precisam apresentar funcionamento adequado. É imprescindível, portanto, que cuidemos de sua manutenção. Lance para os alunos a seguinte pergunta: "O que devemos fazer para cuidar da saúde?". O objetivo é averiguar o nível de informação que eles têm sobre o assunto. Estimule-os a citar hábitos saudáveis, como manter uma dieta balanceada, dormir bem (pelo menos oito horas por noite), praticar esportes, se divertir etc. Em seguida, peça que registrem suas ideias no caderno.
Informe as crianças que, na próxima etapa, elas deverão usar roupas confortáveis, pois será realizada uma atividade na qual terão de fazer exercícios físicos por alguns minutos.
2ª etapa A atividade a seguir deve ser feita em um local amplo (o pátio ou a quadra de esportes da escola, por exemplo). Organize os alunos em duplas. Peça que cada uma fique em repouso por aproximadamente dois minutos. A intenção é fazer com que a frequência cardíaca das crianças diminua, chegando a um nível estável. Solicite que cada estudante meça a frequência do parceiro. A forma mais simples de medi-la é sentir a pulsação no pescoço (posicionando os dedos indicador e médio na lateral do pescoço) ou no punho (posicionando os dedos indicador e médio na parte interna do punho, próximo à base do polegar). A pulsação deve ser aferida durante um minuto, e os alunos terão de anotar no caderno o número de batimentos contados nesse intervalo - para isso, eles utilizarão um cronômetro ou um relógio. Depois que todos tiverem feito sua medição, peça que corram moderadamente durante cerca de cinco minutos. O objetivo, agora, é elevar a frequência cardíaca dos estudantes. Ao terminar a corrida, eles devem repetir a medição. Em seguida, oriente-os a compará-la com a primeira e pergunte: "Por que a frequência cardíaca aumentou após a prática de exercícios físicos?". Explique às crianças que, quando fazemos exercícios, a demanda por nutrientes e oxigênio aumenta no nosso organismo, elevando a frequência cardíaca e fazendo o sangue circular mais rápido. A frequência normal de uma pessoa em repouso varia de 60 a 100 batimentos por minuto. Frequências bem mais baixas, no entanto, podem ser normais em adultos jovens, particularmente entre aqueles que apresentam bom condicionamento físico. Por outro lado, pessoas sem preparo físico podem apresentar maior diferença entre a frequência cardíaca em repouso e depois de atividades físicas. Discuta com os alunos a influência que hábitos saudáveis podem exercer sobre a saúde corporal. Ajude-os a perceber que pessoas que se exercitam regularmente têm melhor preparo físico e, consequentemente, frequência cardíaca mais uniforme. Você pode propor que eles conversem com seus pais ou responsáveis sobre a importância de adotarmos hábitos saudáveis - favorecendo, assim, o bom funcionamento do organismo, o que proporciona melhor qualidade de vida.
Avaliação Peça que os alunos escrevam um guia de orientação com base na seguinte pergunta: "Como os hábitos saudáveis podem influenciar na saúde do nosso corpo?". Essa é uma maneira de averiguar se as crianças perceberam que praticar exercícios, adotar uma alimentação balanceada, dormir oito horas por noite e reservar tempo para se divertir são hábitos saudáveis que ajudam a manter a saúde do corpo e afastar doenças.
Professor de Ciências pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 21:45 0 comentários
Marcadores: Projeto
Frases e Pensamentos
Frases e Pensamentos |
“Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.” (Nana, 103 anos) "Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." ( Carlos Drummond de Andrade ) "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire) "Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo". ( Carlos Drummond de Andrade ) "Brincar é condição fundamental para ser sério". ( Arquimedes ) “Há escolas que são gaiolas, há escola que são asas” (Rubem Alves) “O maior estímulo para ter disciplina é desejo de atingur um objetivo” (Içami Tiba) "Tudo o que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou inventar" (J.Piaget) "Educação é o que resta depois de se ter esquecido tudo que se aprendeu na escola". (Albert Einstein) "Não se deve interromper a concentração de uma criança que está brincando" (Nylse Cunha) "E... não diga que a criança errou: ela apenas ainda não aprendeu..." (Nylse Cunha) "É possível descobrir mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira do que um ano de conversa" (Platão) "Toda criança é artista, o problema é como permanecer artista quando crescer" (Pablo Picasso) "Deus é alegria.Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar". (Rubem Alves) "A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano". (J.Piaget) "As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade". (Vygotsky) "..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa". (J.Piaget) "A leitura do mundo precede a leitura da palavra" (Paulo Freire) “... a brincadeira que é universal e que é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde...” (Winnicott) “A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer." (Winnicott) "Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade" (Vygotsky) "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" (Guimarães Rosa) "Ler não é decifrar, escrever não é copiar" (Emília Ferreiro) "As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz" (Paulo Freire) "Nas brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo". (J.Piaget) Você não pode dizer a uma criança que é hora de se exercitar; isso é desanimador... você tem que dizer: "Vamos ao parque nos divertir um pouco". Daí você as leva para correr um pouco, brincar nos balanços, balançar nos travessões, basicamente ter um programa completo de exercício na forma de brincadeira. (Arnold Schwarzenegger). "O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto". ( Frei Betto ) "O saber que não vem da experiência não é realmente saber" (Lev Vygotsky) "Se o individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente" (J.Piaget) "Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam morar" (Monteiro Lobato) "Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância". (Derek Bok) |
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 21:34 0 comentários
Marcadores: Frases
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 21:32 0 comentários
Marcadores: Frases
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 21:30 0 comentários
Marcadores: Frases
O que é Folclore ?
Música:
Danças e festas:
Lendas e mitos folcloricos:
Brinquedos e brincadeiras
Linguagem
- Exemplos de adivinhas
1. Está no meio do começo, está no começo do meio, estando em ambos assim, está na ponta do fim?
2. Branquinho, brancão, não tem porta, nem portão?
3. Uma árvore com doze galhos, cada galho com trinta frutas, cada fruta com vinte e quatro sementes?
4. Uma casa tem quatro cantos, cada canto tem um gato, cada gato vê três gatos, quantos gatos têm na casa?
5. Altas varandas, formosas janelas, que abrem e fecham, sem ninguém tocar nelas?
|Respostas:
1. A letra M
2. Ovo
3. Ano, mês, dia, hora
4. Quatro
5. Olhos
Parlenda: são palavras ordenadas de forma a ritmar, com ou sem rima.
Quadrinhas: estrofes de quatro versos sobre o amor, um desafio ou saudação.
Piadas: fatos narrados humorísticamente.
Postado por Adriana Ferreira Vieira às 21:28 0 comentários
Marcadores: DatasComemorativas