O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental é muito importante, mas como muitos alunos dizem "matemática é chato", segue abaixo um projeto que irá atrair os alunos para esse maravilhoso mundo dos números.
Objetivo
Fazer da aprendizagem da tabuada uma tarefa agradável e prazerosa, utilizando vários recursos que despertam interesse e possibilitem um aprendizado mais rápido.
Justificativa
A matemática sempre foi temida graças ao processo tradicionalista que perdurou por muito tempo. O uso da temida palmatória consolidou o terror sentido pelas crianças ao ouvir a palavra tabuada.
Hoje, mesmo no processo emancipado, o tradicionalismo deixou marcas, e a matemática é vista como bicho de sete cabeças.
Muitas crianças, atualmente, não se sentem à vontade ou motivadas para estudar a tabuada, e a consequência disso é o baixo rendimento em relação à disciplina.
Esse foi um dos motivos que nos inspiraram a usar a música no Ensino Fundamental (Tabuada Musical Cantos e Encantos). Por meio da música, a criança dança, canta e se diverte enquanto aprende, estimulando várias outras habilidades.
Procedimentos metodológicos
- Pesquisa sobre a origem dos números, o sistema de numeração e o ábaco
- Literatura infantil
- Leitura sobre os gênios matemáticos
- Construção de mosaico
- Confecção de brinquedos usando a geometria
- Dramatização
- Desenhos
- Dobraduras
- Receitas culinárias
- Montagem de murais
- Jogos e brincadeiras infantis
- Confecção de panfletos informativos
- Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas
- Músicas relacionadas com a tabuada
- Apresentação de coreografias, dramatização, material artístico na culminância
A avaliação acontecerá mediante observação, confecção e apresentação dos trabalhos pelos alunos, cumprimento das tarefas realizadas e autoavaliação.
0 comentários:
Postar um comentário